terça-feira, 27 de maio de 2008

Marie Antoinette @ ESEQ

Talvez a primeira ”Pop Star” de sempre, Marie Antoinette é retratada neste filme não como aquela rainha vaidosa e até estupidificada que vemos nos manuais de história. Vemos sim uma adolescente, que aos 14 anos é obrigada a casar-se com um perfeito desconhecido, o futuro rei Luís XIV.
Ingénua e isolada, esta lendária rainha revolta-se contra os escandâlos, as conspirações e a frieza da corte, tornando-se então a rainha mais incompreendida da história. Pelo menos é o que Sofia Coppola demonstra neste filme. A realizadora (filha do grande Francis Ford Coppola) encerra com este filme uma espécie de trilogia (os outros dois filmes são o Virgens Suicidas e O Amor é um Lugar Estranho sobre a transformação da mulher, de adolescente para adulta.

Este crescimento é acompanhado por um banda sonora nada típica para um filme sobre o século XVIII: The Cure, Gang of Four, The Strokes, entre outras bandas rock, sempre cantando as felicidades e tristezas de uma adolescência conturbada e até perdida.

Escolhemos este filme não só pela atípica banda sonora, mas também por outros motivos que se prendem com o imaginário pop, como o culto da personalidade desta mítica rainha, as suas manias de estrela, o seu luxuoso e extravagante guarda-roupa, a linguagem cinematográfica de Sofia Coppola e a própria luz, com as cores fortes, carregadas e, pois claro, pop.

Um filme cheio de surpresas e delicioso (ainda mais por ser de graça).

“Let them eat cake”

O filme será exibido na Quinta-Feira, dia 29 de Maio às 15h15, no auditório da Escola Secundário Eça de Queirós.

1 comentário:

Jenn disse...

Queira muito ter visto o filme :(

Parecia divertido!