quinta-feira, 8 de maio de 2008

"Control" revisited


"Que filme"... era o que mais se ouvia das bocas daqueles que viram hoje o filme de Anton Corbijn no auditório da ESEQ.


Quando escolhemos este filme para passar, no âmbito do nosso tema de Área de Projecto, não queríamos apenas mostrar um filme, mas sim toda uma arte que provinha deste perturbado cantor dos finais do 70s. A sua poesia, musicalidade, tristeza e "cinzentude" cativou-nos de uma forma inimaginável. Ian Curtis aparece-nos neste filme como uma pessoa deprimida e sempre com um desejo de evasão constante... A música transparece mesmo isso, esse desejo, esse ser que ele queria ser não estava no seu corpo mas nas tortuosas melodias que ele cantava...


Sem querer ser "spoiler", a Atmosphere no final do filme arrepiou-nos... toda a audência levou as mãos aos pêlos dos braços e susteve a respiração, como se acompanhasse Ian na sua música, na sua arte, na sua vida, na sua morte. Uma viagem, uma terapia.

4 comentários:

Anónimo disse...

A crítica ainda me deu mais vontade de ter visto o filme... não sabiam fazer a exibição à 4a feira? xD

De qualquer forma, parabéns pela iniciativa ;)

Lipa

Exploração Animal disse...

Parabéns pelo sucesso !

A crítica aliciou-me ! Pena ter sido tarde. Devo dizer que não foi por falta de aviso.

Um grande abraço.

Alfredo Martins

Renato Santos disse...

Concordo plenamente contigo. Não o poderia ter dito melhor.

Convem realçar que eu sou o cordenador artistico do projecto xD

Keep on working :D

Jenn disse...

Uma abordagem muito apelativo ao filme :)

Eu fui ver! E como dizeste, eu adorei o filme :)

JOY DIVISON :D

:)